Disponível em: www.comofas.com |
indivíduo alvo desse tipo de violência. O agressor não sabe ou não faz a mínima ideia de como esse ato é desastroso para a vitima, pois ela se sente mal, dor de estômago e cabeça, vômitos e insônias frequentes.
O isolamento, baixo rendimento escolar, conflitos entre irmãos e autoagressão, tristeza, irritado, frustrado. Ou seja um turbilhao de emoções. A final de contas, ninguém gosta de ser apelidado ou agredido. O pior é quando essa vitima tem mais de um agressor. Aí essa pessoa se vê sem saber o que fazer porque os agressores usam da covardia de andarem em bando, deixando a vitima desarmada e sem condições de defesa.
Um grupo de crianças (Fábio, Teté, Cauã e outros dois não identificados) estavam brincando numa pracinha pública quando foram expulsos por um "valentão". Eles voltavam todos correndo para casa, perguntados sobre o que estava acontecendo eles responderam: "Ah, ficamos com medo que ele nos batesse e viemos embora". Júnior - um dos estudantes da escola JK -, disse que já foi vitima de bullying por diversas vezes ("praticamente todos os dias", confessa ele). Sobre as agressões físicas e verbais que já sofreu ele confessou o seguinte: "Já me xingaram de chupe-chupe, de catarro (porque estive gripado), tobogam de meleca ,gordo, barrigudo, socos, empurrões e chutes". Ele confessa que com essas agressões sente "dor, sofrimento, raiva e quando me xingam de algo pesado tristeza".
O bullying esta muito presente nas escolas tanto de escola publica como nas privadas, mas como evitar o bullying? Combater esse crime não é tarefa simples. Necessita de um conjunto de ações que visem coibir a prática. Porém essas ações só tornam-se possíveis a partir do conhecimento das atitudes, causas e consequências. Dentre os principais atos relacionados ao bullying destacamos algumas coisas que podem amenizar este tipo de violência, como: promover palestras, fazer campanhas anti-bullying etc.
Disponível em: escolafilintobg.blogspot.com
Jaqueline dos Santos
Ariane Brito Pelizzoni de Souza
Francielly Izidora da Rosa
Turma: 3º 300
Reportagem
Bullying