Disponível em: https://i.ytimg.com |
Esse time conquistou muitos corações que hoje podem se dizer "corações alvinegros". Meu coração é com toda certeza um coração alvinegro. Conquistou esses corações porque tem garra, mostrou atitude e determinação ao disputar partidas de futebol maravilhosas contra times grandes e fortes. Essa equipe que me orgulha tem um lindo estádio que chamamos de Orlando Scarpelli, onde nos faz pular e vibrar de emoção. Tenho certeza de que o Figueirense foi feito para mim.
Em 22 de abril de 1997 o Figueirense foi disputar uma partida que decidiria o campeonato catarinense de futebol. Esta linda partida era entre Figueirense Futebol Clube e Avaí Futebol Clube. Estádio lotado, cheio de corações alvinegros, todos com uniformes e até mesmo explodindo de alegria crendo numa vitória do seu time que estava muito bem na classificação do campeonato. Jogadores entraram em campo, as pessoas pulavam e gritavam nas arquibancadas esperando que começasse o jogo, enquanto isso cantava o hino nacional. A tão esperada hora chega, começa o jogo. Passes de bola incríveis, vários chutes para o gol, muitas cobranças de faltas e escanteios porém, até aí, nada de gols. O time do Avaí faz o primeiro gol e a torcida continua apoiando o Figueirense e e apostando numa bela virada. Mas, num vacilo dos zagueiros o Avaí faz o segundo gol e a torcida apoia mas já está indignada com o Figueirense e para piorar o Avaí faz o terceiro. Acaba o primeiro tempo. Todos tristes e não mais confiantes na vitória. Começa o segundo e último tempo. Todos querem uma reação do time que se empenha e começa a mostrar quem manda no Scarpelli com o primeiro gol e a torcida comemora. Numa cobrança de falta o jogador do Figueirense cabeceia e faz o segundo para o time e a torcida pula mais sabe que seu time ainda não é o campeão. Faltando 5 minutos para acabar o jogo o jogador do Avaí faz falta dentro da área e o árbitro da partida dá o pênalti para o Figueirense que aproveita e empata o jogo. Sua torcida fica muito feliz por que com o empate teriam mais o tempo da prorrogação para ampliar o placar. No placar está Figueirense 3 x 3 Avaí.
Quando faltava um minuto para acabar o jogo num lindo contra-ataque o goleiro se adiantou e, por cobertura, o Figueira fecha o placar com chave de ouro. A sua torcida chorava de tanta alegria e tanta emoção por ver o seu time campeão catarinense de futebol. Realmente foi uma tamanha vitória que ficou na história.
Thays Alessandra dos Santos
Turma: 8ª 82
Crônica